terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Software Risk Checklist

Este documento é utilizado para identificação de fatores de risco no desenvolvimento de projetos de softwares, usado pela NASA e pelo DoD - Department of Defense of USA - United States of America.
É utilizado em diversas fases do desenvolvimento do projeto, concentrando em partes do ciclo de vida e/ou marcos.
Recomendada a leitura.

"Adotem o Padrão DoD ou sofram as consequências" - Autor "Anônimo" ;D

4 comentários:

Pedro Silva disse...

O modelo DoD me pareceu um pouco "ENGESSADO" do ponto de vista que O mesmo tem aplicações bem específicas e foi desenvolvido para as rotinas do governo americano, em especial, e lógico, o Departamento de Defesa.

Nota-se um processo bem metódico, com um passo-a-passo a seguir, bem no padrão de organizações militares onde a disciplina impera.

Queria deixar uma indagação ao grupo do Blog se minha impressão sobre o modelo procede, e se existe registro de algum case além das fronteiras de órgãos do governo americano onde o padrão foi adotado.

Luiz Eduardo Neri disse...

Estava pensando na mesma coisa, e se vocês conhecem alguma empresa alem do Dpto. de defesa do USA que utilizam esta metodologia

Alexsandra disse...

Fiquem também bastante curiosa se vocês conhecem alguma outra empresa que utilizem esse padrão.

Rodrigo 'Bradox' disse...

Na minha visão eu não o vejo
"engessado", na verdade a sua metodologia é bem parecida com o método sugerido pelo Prof. Rogério, metodologia utilizada pela "LARCETAE" e que utilizamos para gerenciar os riscos dos nossos estudos de caso em sala de aula.

A escolha do DoD Risk Management foi justamente a similaridade com o que estávamos aplicando na prática, claro que existem algumas nuâncias, mas a essência é a mesma.

Finalmente temos que admitir que sendo o que for, com certeza é uma metodologia bastante eficaz levando-se em consideração o nível de amadurecimento das instituições que a utiliza que seria a NASA e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

Informaremos imediatamente caso seja encontrada outra instituição que utiliza DoD Risk Management.

Abraços.

Marcadores